domingo, 7 de junho de 2009

Matar a saudade de alguns amigos!

Para o pessoal que esta no Br e não pode mais se deliciar do melhor sorvete!!!
Experimentar, com uma emblemática colherzinha cor-de-rosa, sorvetes nos mais variados sabores e com nomes sugestivos e engraçados faz parte da rotina divertida e prazerosa dos milhões de consumidores que visitam a colorida e descontraída rede de sorveteria americana BASKIN ROBBINS.
A história
Tudo começou em 7 de dezembro de 1945, quando Irvin Robbins abriu uma sorveteria em Glendale, subúrbio de Los Angeles, estado americano da Califórnia, chamada Snowbird, que vendia 21 diferentes sabores sorvetes, alguns deles exóticos, um conceito inovador para a época. Outra inovação chamava a atenção: pequenas colheres permitiam que os consumidores experimentassem as variedades de sabores antes de escolhê-los. No ano seguinte, seu cunhado, Burt Baskin, que possuía também uma sorveteria chamada Burton’s Ice Cream Shop, ingressou no negócio formando a BASKIN ROBBINS. Dois anos mais tarde, após abrirem 6 lojas, resolveram vender a primeira licença (franquia) da marca para o gerente da loja localizada em Glendale. Em 1949 a empresa inaugura seu primeiro centro de produção em Burbank, localizada perto de Los Angeles. No ano seguinte introduziu sua maior ferramenta de marketing: as pequenas colheres cor-de-rosa (Pink Spoon) para entusiasmar os consumidores a experimentar a diversidade de sabores oferecida.


No ano de 1953 foi lançado o famoso “Big 31”, que proporcionava aos consumidores um tipo de sabor de sorvete diferente em todos os dias do mês. Isto explica o antigo número 31 no logotipo da marca, introduzido neste mesmo ano. Esta idéia de 31 sabores foi sugerida pela agência de publicidade Carson-Roberts (mais tarde conhecida como Ogilvy & Mather) como parte da campanha que continha o slogan “Count the Flavors. Where flavor counts”. O número 31 foi escolhido por uma simples razão: era maior que os 28 sabores oferecidos na época pela rede de restaurantes Howard Johnson’s. Nesta época surgiu também os pequenos pontos nas cores cor-de-rosa e marrom que durante anos estiveram associados a marca
Somente em 1959, a primeira BASKIN ROBBINS fora do estado da Califórnia foi inaugurada na cidade de Phoenix, estado do Arizona. A década de 60 foi cheia de novidades, começando em 1964 com o lançamento do sorvete chamadoBeattle Nut, aproveitando a Beattlemania (paixão pelos Beattle) da época. No ano seguinte a empresa capturou a mística de James Bond ao introduzir o sabor 0031 Secret Bonded Flavor, cuja receita e os ingredientes nunca foram divulgados. Depois da morte de Burt Baskin em 1967, a empresa foi vendida no ano seguinte para a United Fruit. A primeira loja internacional foi inaugurada em 1971 na cidade de Toronto no Canadá. A rede trocou de mãos novamente em 1973 ao ser adquirida pela empresa inglesa J. Lyons & Co. Nesta época teve início um forte período de expansão internacional com inauguração de lojas no Japão em 1974, e na Bélgica, localizada em Bruxelas, no ano seguinte
A década de 90 foi marcada por mais uma troca de comando, quando em 1994 a BASKIN ROBBINS passou a pertencer a Allied Domecq. Posicionada no mercado com o conceito de America’s Favorite Neighborhood Ice Cream Shop(A sorveteria de bairro favorita da América), a rede segue em crescimento acentuado nos dias de hoje. A rede de sorveteria BASKIN ROBBINS, além dos sorvetes, tem em seu cardápio, bebidas geladas como Smoothies, Malt-Shakes e Blast, bolos, banana split, sundaes e sobremesas geladas.

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 7 de dezembro de 1945
● Fundador: 
Irvin Robbins e Burt Baskin
● Sede mundial: Canton, Massachusetts
● Proprietário da marca: Dunkin’ Brands
● Capital aberto: 
Não (subsidiária)
● Chairman: 
Jon L. Luther
● Presidente: Srinivas Kumar
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)

● Lucro: Não divulgado
● Clientes: 4
 milhões/semanalmente
● Lojas: 6.000

● Presença global: 35
 países
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: 
Sorveteria
● Principais produtos: 
Sorvetes e derivados
● Ícones: Colher cor-de-rosa e a variedade de sabores

● Slogan: 31 Flavors.


A marca no mundo
A BASKIN ROBBINS, maior rede de sorveteria do mundo, possui mais de 6.000 lojas abertas pelo mundo, 3.000 nos Estados Unidos e outras 3.000 em 34 outros países, oferecendo uma enorme variedade de sabores, em torno de mil opções, muito deles sazonais. Somente no Japão, maior mercado da marca fora dos Estados Unidos, existe mais de 850 sorveterias. Muitas lojas nos Estados Unidos dividem espaço com a marca Dunkin Donuts. A rede atende mais de 4 milhões de clientes todas as semanas

Nenhum comentário: